A Ronda da Noite
Programa diário, A Ronda da Noite recebe e divulga escritores, artistas, gente com conhecimento e imaginação, autores de excepção. Mostra o novo mas também recupera memórias e momentos, e sai do estúdio para palcos de criação e fruição. Antes do dia acabar, a rádio tem ideias para discutir e histórias para contar. Como num quadro de Rembrandt.
Realização de Luís Caetano
- Antena 2, 2ª a 5ª às 23h00, 3ª a 6ª às 04:00
- Duração média: 1 hora
- Disponível em podcast
- Disponível no RTP Play
-
-
Entre a fantasia, a ciência e a psicologia, Lei da Gravidade, o novo romance de Gabriela Ruivo, reflete sobre o impacto do tempo na existência, e dá-nos uma incursão pela possibildade de universos pararelos.
-
-
Chegou esta semana às livrarias Autobiografia Não Autorizada 2, de Dulce Maria Cardoso, razão para o regresso à conversa de Luís Caetano com a escritora que nos tem dado algumas das melhores crónicas da imprensa.
-
Os Últimos Dias de Roger Federer e Outros Finais, de Geoff Dyer;Amamos, porquê?, de Anna Machin; Diários e Cadernos, de Patricia Highsmith; Dez Argumentos para Apagar já as Contas nas Redes Sociais, de Jaron Lanier.
-
Mário Cláudio e quem quer ir para o Panteão, o corpo amortalhado de Evita no romance de Tomás Eloy Martínez, a Semibreve de Andrea Lupi no Inferno e poesia Abissal de Andrea Barrios. Um programa de Luís Caetano.
-
-
-
Segunda e última parte da conversa de Maria Filomena Mónica com Luís Caetano, a partir do novo Os Livros da Minha Vida, edição Relógio D'Água.
N'A Vida Breve, a poesia de Philip Larkin, na voz do autor.
-
Os Livros da Minha Vida, de Maria Filomena Mónica, edição Relógio D'Água, é o ponto de partida para uma conversa com Luís Caetano atravessada por muitas memórias de descobertas e desafios, e pela frontalidade de sempre.
-
Mário Cláudio e a auto-ajuda; Carmen Linares, um feitiço flamenco na Semibreve de Andrea Lupi; Poesia de Natália Correia; Rosa Alice Branco vencedora do Prémio Literário António Cabral, com o livro de poesia Amor Cão...
-
Paulo Branco, ontem, no Museu do Prado, em Madrid, recebendo um prémio ibérico que destaca 'a imensa riqueza do seu trabalho no alargamento dos horizontes estéticos do cinema mundial', como sublinhou o júri.
-
No dia em que passam 100 anos do nascimento de Natália Correia, escutamo-la dizendo a sua poesia, gravando-a, em Washington, dirigindo-se a nós, no futuro, juntando-se a um dos maiores arquivos da palavra.
-
Natália Correia à conversa com Igrejas Caeiro, em 1956. A poesia de Natália no olhar de Ana Luísa Amaral. Um furacão em Moscovo, as recordações de Nélida Piñon durante alguns dias com a poeta na capital soviética.
-
Memórias da rádio com João Paulo Diniz, em entrevista. A poesia de Natália Correia, na semana do centenário. Os livros para os mais novos com Sandy Gageiro e o cinema nas propostas de Inês Lourenço. E a música.
-
Regressamos à música de Miles Davis, na Semibreve, de Andrea Lupi. Poesia de Gonçalo M. Tavares. A crónica de Mário Claúdio. A história do jornalismo com Luís Lupi por Wilton Fonseca e Gonçalo Pereira Rosa. E a música...
-
Luís Corte Real à conversa com Luís Caetano na Festa do Livro em Belém, sobre o romance Lisboa Noir e os 20 anos da editora Saída de Emergência. Ainda Confiança, de Hernán Díaz e a poesia de Fernando Pinto do Amaral.
-
As propostas de cinema n'A Grande Ilusão com Inês Lourenço, de leitura para os novos no Lilliput, de Sandy Gageiro, a poesia de João Paulo Esteves da Silva e as novidades da rentrée da editora Quetzal.
-
-
História do repouso, de Alain Corbin; A física e as grandes questões da vida, de Sabine Hossenfelder; Um ocidente sequestrado, de Milan Kundera; Dicionário da erosão, de John Freeman; Cinza, agulha...de Robert Walser.
-
Mário Cláudio à conversa com Luís Caetano sobre o novo romance, Teoria das Nuvens. Poesia de Anne Carson, na voz da autora. A Mente Justa, de Jonathan Haidt, na Última Edição. John Williams, na Semibreve, de Andrea Lupi.
-
Final da temporada d'A Ronda.
-
-
No dia da morte de Milan Kundera, Luís Caetano conversa com Inês Pedrosa, que prefaciou e traduziu livros do escritor, e a ele dedica uma tese, e com João Rodrigues, tradutor de Um Ocidente Sequestrado, publicado há dias
-
Basta imaginar: Gonçalo M. Tavares e Ana Bárbara Pedrosa à conversa com Luís Caetano na Maratona de Leitura, Festival literário organizado pelo Município da Sertã através da Bibliotecal Padre Manuel Antunes.
-
-
-
Ss crónicas do El País (2019 - 2021) numa edição Relógio D'Água.
-
Onésimo Teotónio Almeida, numa reflexão sobre A Identidade de Portugal. Gravação feita a 27 de Junho na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, integrada na Exposição Universal da Matriz Portuguesa – Portugal 880 anos.
-
Wislawa Szymborska, o centenário da Nobel polaca de 1996 foi ontem, dia 2 de Julho. Uma emissão feita de poesia na voz da autora e em tradução, e de música para a celebrar.
-
-
Ana Matoso e Larissa Shotropa, responsáveis pela tradução, introdução e notas de Contra Toda a Esperança, de Nadejda Mandelstam, são as convidadas de Luís Caetano. É uma edição da Imprensa da Universidade de Lisboa.
-
-
Nos 120 anos do nascimento de George Orwell, o regresso à conversa com Jacinta Maria Matos, autora da Biografia intelectual de um guerrilheiro indesejado, tradutora e investigadora da vida e obra do escritor inglês.
-
Espaço Miguel Torga, a 4 de Maio. Com Renato Filipe Cardoso, Minês Castanheira, João Rios, Ronaldo Cagiano, João Paulo Esteves da Silva, Andrea Barrios, José Manuel Barroso, Carlos Nuno Granja. Gravação editada.
-
As Feiras no olhar de Mário Cláudio, uma Prece no Mediterrâneo na voz de Ana Luísa Amaral, Paroles, Paroles, com Andrea Lupi e dois livros de autores brasileiros na conversa com André Andraus, do Grupo Narrativa.
-
A escritora nascida na Venezuela, autora de Cai a noite em Caracas, apresentou esta tarde em Liboa o romance O terceiro país. Um retrato real, entre a tragédia clássica e o western, de sobrevivência, culpa e dedicação.
-
-
José Manuel dos Santos, uma vida dedicada à cultura. O diretor da revista Electra, que completou 5 anos, aqui também a olhar os anos de assessor cultural de 2 presidentes, de apresentador de programas literários e mais.
-
Uma conversa que assinala os cinco anos da revista Electra, um dos mais consistentes projetos de pensamento crítico e divulgação cultural, mas onde se fala de muito mais numa vida dedicada à cultura.