em Lisboa

A Ronda da Noite

A Ronda da Noite

Programa diário, A Ronda da Noite recebe e divulga escritores, artistas, gente com conhecimento e imaginação, autores de excepção. Mostra o novo mas também recupera memórias e momentos, e sai do estúdio para palcos de criação e fruição. Antes do dia acabar, a rádio tem ideias para discutir e histórias para contar. Como num quadro de Rembrandt.
Realização de Luís Caetano

  • Antena 2, 2ª a 5ª às 23h00, 3ª a 6ª às 04:00
  • Duração média: 1 hora
  • Disponível em podcast
  • Disponível no RTP Play

A Ronda da Noite
  1. Ana Luísa Amaral à conversa com Luís Caetano na apresentação da Poesia Completa reunida no livro O Olhar Diagonal das Coisas. Foi na Galeria da Biodiversidade, no Porto. Também Summertime, na Semibreve de Andrea Lupi.
  2. O Livro dos Prazeres Inúteis de Dan Kieran e Tom Hodgkinson; Contra a Corrente, de Roger Scruton; Racionalidade, de Steven Pinker; Diário do Escritor, de Fiódor Dostoiévski; Pardais, de Adília Lopes.
  3. Alexandra Soares Rodrigues, autora de Il N'y a Aucune Raison de Ne Pas Aller à Cluny, editado pela Húmus, é convidada de Luís Caetano. Tal como António Costa, da Leopardo Filmes, para apresentar o ciclo John Cassavetes
  4. Rui de Azevedo Teixeira é o convidado de Luís Caetano para uma conversa sobre o romance O Longo Braço do Passado - A vida aventureira de um homem de letras, que conheceu a guerra. A edição é da Guerra & Paz
  5. Com vários leitores e autores:Marçal Grilo, Carlos Fiolhais, Vítor Cardoso, Miguel Montenegro, Ana Sofia Marçal, Álvaro Rodrigues, Possidónio Cachapa, Ana Lage, Bru Junça, Margarida Vale de Gato, Miguel Manso, Nuno Marqu
  6. Passam hoje 200 anos da morte de Percy Shelley - ouvimos Ozymandias, na conversa com Ana Luísa Amaral. Poesia também de Sophia de Mello Breyner Andresen. E Triple Ripple, na Semibreve de Andrea Lupi.
  7. O paleoantropólogo Juan Luis Arsuaga à conversa com Luís Caetano, a partir do livro Vida, a Grande História - Uma viagem pelo labirinto da evolução. Também a poesia de Mariangela Gualtieri. E a música.
  8. Esta frase de Mario Vargas Llosa foi o mote para a conversa no FLiD - Festival Literário Douro, a 7 de Maio, com Luís Cardoso, Cristina Carvalho, Manuel Jorge Marmelo e Miguel Marques, sob a moderação de Luís Caetano.
  9. Theodor Kallifatides, escritor grego radicado na Suécia há 60 anos, acaba de publicar no nosso país o livro Outra Vida para Viver, com a chancela Quetzal, ponto de partida para a conversa com Luís Caetano.
  10. Fernando Venâncio no FLIPS 2022, o Festival Literário do Porto Santo, a 10 de Junho, numa reflexão sobre 'Como soa a língua portuguesa'. Uma fascinante viagem feita de conhecimento e humor, no desafio à curiosidade.
  11. A memória do Padre António Vaz Pinto, que nos deixou hoje, numa conversa sobre o livro A História de Deus Comigo. Poesia de Jerónimo Baía e Manuel Alegre, Duke Ellington & John Coltrane In a Sentimental Mood...
  12. A poeta brasileira Ana Martins Marques é convidada de Luís Caetano. Poesia também de Jorge de Sena, na voz do autor. E ainda o romance Um cão deitado à fossa, de Carla Pais, na Última Edição.
  13. Paraíso, de Abdulrazak Gurnah, editado pela Cavalo de Ferro, é a razão para a conversa com Diogo Madre Deus. O cinema nos destaques de Inês N. Lourenço. O Lilliput, de Sandy Gageiro. A poesia de Miguel Cardoso.
  14. Hirondina Joshua tem três livros publicados em Portugal no último ano e foi uma das poetas que participou na 4ª edição do Lisbon Revisited, na Casa Fernando Pessoa. Ainda a poesia de João Paulo Esteves da Silva e Kamo no
  15. O escritor espanhol Manuel Rivas é o convidado de Luís Caetano, numa conversa durante o Lisbon Revisited, da Casa Fernando Pessoa. Ainda a poesia de Hirondina Joshua e o livro Mãe para Jantar, de Shalom Auslander.
  16. Poesia do espanhol Antonio Gamoneda na conversa com Ana Luísa Amaral. Sensemayá, na Semibreve de Andrea Lupi. Poesia também de Teresa Rita Lopes. A terminar, História de um Homem Comum, de George Orwell.
  17. Clara Riso em entrevista a Luís Caetano. E a poesia de alguns dos autores convidados: Hirondina Joshua, Ana Martins Marques, Felipe Benítez Reyes, Manuel Rivas, Maria do Rosário Pedreira e Tatiana Faia.
  18. O cinema nos destaques de Inês N. Lourenço. O Lilliput, uma sugestão para os mais novos por Sandy Gageiro. Poesia de Francisco José Viegas e Os Funcionários, de Olga Ravn, na conversa de Luís Caetano com Diogo Madre Deus
  19. Com Ana Luísa Amaral, Mário Cláudio e Minês Castanheira, numa conversa conduzida por Luís Caetano. Teve lugar no Teatro Nacional São João, durante o Festival Antena 2.
  20. Temos livros, somos livres - Um dos momentos do Festival Livros a Oeste, na Lourinhã. Gravação editada por Luís Caetano da conversa com Maria Emília Brederode Santos, Rui Zink e Afonso Cruz. Moderação de João Morales.
  21. Poesia da croata Vesna Parun na conversa com Ana Luísa Amaral. Gustav Mahler na Semibreve, de Andrea Lupi. Poesia também de Maria do Rosário Pedreira. A terminar, Ensaios, Discursos e Cartas Públicas, de William Faulkner
  22. Diário das Nuvens, livro com fotografias de João Francisco Vilhena e poemas de João Paulo Cotrim, editado pela Abysmo, para escutar ao longo do programa.
  23. O cinema com Inês N. Lourenço. Esta Ferida Cheia de Peixes, de Lorena Salazar Masso na conversa com o editor Manuel S. Fonseca. O Lilliput, de Sandy Gageiro. Poesia de Dylan Thomas, na voz do autor.
  24. Como é a vida de um editor na descoberta do que há de novo e de bom? Maria do Rosário Pedreira, da Leya, e Carlos Alberto Machado, da Companhia das Ilhas, à conversa com Luís Caetano, no Festival Lisboa 5 L.
  25. No dia do nascimento de Fernando Pessoa ouvimos Jerónimo Pizarro sobre o que há de novo do poeta, e Ricardo Belo de Morais sobre a sua divulgação. Um poema inédito de Fernando Venâncio e entrevista a José Campinho.
  26. A.E Housman na conversa com Ana Luísa Amaral. Fernando Lopes Graça na Semibreve, de Andrea Lupi. Poesia também de Alexandre O'Neill. Sylvia Plath - os Diários editados na Relógio d'Água, apresentados por Francisco Vale.
  27. Fernando Venâncio é o convidado de Luís Caetano para uma conversa que parte do novo livro 'O Português à Descoberta do Brasileiro', edição Guerra e Paz.
  28. Memória de Paula Rego. Poesia de José Tolentino Mendonça, o cinema com Inês N. Lourenço, o Lilliput, de Sandy Gageiro, Divórcio, de Susan Taubes, na conversa de Luís Caetano com Diogo Madre Deus.
  29. Paulo Pereira é o convidado de Luís Caetano para uma viagem por 5500 anos de história, a propósito do livro Arquitetura Portuguesa - História Essencial, que acaba de ser publicado pela Temas e Debates/Círculo de leitores
  30. Carlos Ascenso André é o convidado de Luís Caetano. Professor, investigador e poeta, assina a tradução, introdução e anotações da Eneida, de Virgílio, edição Bilingue que a Quetzal acaba de publicar.
  31. Poesia de António Nobre na conversa com Ana Luísa Amaral. Poesia também de Golgona Anghel, na voz da autora. Joe Henderson na Semibreve de Andrea Lupi. A coleção Contos singulares, da Relógio D'Água.
  32. A Geografia do Medo, conversa entre Carmen Garcia, Gustavo Carona e José Milhazes, conduzida por Hélder Gomes no festival literário LeV - Literatura em Viagem, de Matosinhos.
  33. O cinema nos destaques de Inês N. Lourenço. O Lilliput, uma sugestão de Sandy Gageiro. Poesia de Luísa Ducla Soares, na voz da autora. Conferências e Discursos, de Albert Camus, na proposta de leitura de Luís Caetano.
  34. Conclusão da conversa com José Jorge Letria a propósito do livro A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros, editado pela Guerra & Paz. Dele ouviremos também um poema inédito. Ainda Margaret Atwood e Susan Sontag.
  35. José Jorge Letria é o convidado de Luís Caetano para uma conversa motivada pelo livro A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros, editado pela Guerra & Paz. Uma cartografia poética plena de memórias e reflexões. 1ª parte
  36. Poesia de Patti Smith, na conversa com Ana Luísa Amaral. Poeta Chileno, de Alejandro Zambra, editado pela Elsinore, com o editor Diogo Madre Deus. A Semibreve, de Andrea Lupi. Centenário de José Craveirinha.
  37. Cinema nas sugestões de Inês N. Lourenço. O Lilliput, de Sandy Gageiro. Poesia de José Craveirinha na voz do autor. Ocorrências na Irrealidade Imediata, de Max Blecher, na col. Livro B da E-primatur, com Hugo Xavier.
  38. Gonçalo Ribeiro Telles faria hoje 100 anos. Recordamo-lo numa conversa com Luís Caetano, em 1997, no programa A gosto de..., sobre o gosto pela música.
  39. Manuel Jorge Marmelo é o convidado de Luís Caetano, no FliD, o Festival Literário Douro, em Sabrosa, para uma conversa sobre o novo romance, A Última Curva do Caminho. Uma emissão onde também se recorda Domingo Villar.
  40. Recordamos Eduardo Lourenço, a caminho do centenário, nasceu neste dia em 1923. E voltamos a escutar a entrevista a João Luís Barreto Guimarães sobre o mais recente livro de poesia, Movimento, que venceu o Prémio DST.