A Ronda da Noite

A Ronda da Noite

Programa diário, A Ronda da Noite recebe e divulga escritores, artistas, gente com conhecimento e imaginação, autores de excepção. Mostra o novo mas também recupera memórias e momentos, e sai do estúdio para palcos de criação e fruição. Antes do dia acabar, a rádio tem ideias para discutir e histórias para contar. Como num quadro de Rembrandt.
Realização de Luís Caetano

  • Antena 2, 2ª a 5ª às 23h00, 3ª a 6ª às 04:00
  • Duração média: 1 hora
  • Disponível em podcast
  • Disponível no RTP Play

A Ronda da Noite
  1. Uma conversa com Carlos Vasconcelos, editor da Relógio d'Água que acaba de publicar o novo Booker Prize - A Promessa, de Damon Galgut (2021). E a entrevista a Douglas Stuart, o Booker 2020, com o romance Shuggie Bain.
  2. Não há idades, há vida. Nova edição, com prefácios de Caetano Veloso e Guilherme d'Oliveira Martins, em capa dura, de um romance duro a atravessar as questões do envelhecimento na sociedade de hoje.
  3. Ana Luísa Amaral - Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana 2021. Escutamo-la no discurso de agradecimento, bem como em conversa com Luís Caetano. Também o editor Jacobo Sanz Hermida e o Reitor Ricardo Rivero.
  4. (E A Ronda pausa uma semana).
  5. Dulce Maria Cardoso à conversa com Luís Caetano a propósito do livro Autobiografia não autorizada, editado pela Tinta da China. Em reposição.
  6. Segunda parte da conferência 'O Que Vamos Ler em 2022?'. Uma edição dedicada a escritores que são jornalistas':Ana Margarida de Carvalho, Francisco José Viegas, Isabel Lucas e João Céu e Silva. Moderação de Luís Caetano.
  7. A Conferência 'O Que Vamos Ler em 2022?'. Uma edição com Escritores-Jornalistas': Ana Margarida de Carvalho, Francisco José Viegas, Isabel Lucas e João Céu e Silva. A condução é de Luís Caetano.
  8. O autor espanhol Miguelanxo Prado, um dos nomes maiores da 9ª arte é o convidado de Luís Caetano, uma conversa tida na recente edição da Comic Con. O Pacto da Letargia é o seu mais recente livro.
  9. Existencialismo, de Kevin Aho; O prazer de guiar, de João Pedro Marques; Ser Animal, ser Humano, de Melanie Challenger; Casa de dia, casa de noite, de Olga Tokarczuk. Um programa de Luís Caetano.
  10. Antonia Pozzi na conversa de Ana Luísa Amaral e Luís Caetano. Poesia também de Felipe Benítez Reyes, n'A Vida Breve. E na Última Edição A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby, de Charles Dickens, com Suzana Ramos.
  11. Poesia de Jaime Rocha, o cinema em destaque com Inês N. Lourenço, o Lilliput de Sandy Gageiro, e a recordação de Leonor Xavier, hoje sobre o livro Peregrinação - Testemunhos Que nos Unem. Um programa de Luís Caetano.
  12. Leonor Xavier à conversa com Luís Caetano em 2015 sobre o livro Passageiro Clandestino. N'A Vida Breve a poesia é da israelita Raquel Chalfi.
  13. Leonor Xavier deixou-nos hoje, aos 78 anos. Recordamo-la numa conversa à volta do livro Há Laranjeiras em Atenas, editado pela Temas e Debates/Círculo de Leitores.
  14. Emily Brontë na conversa de Ana Luísa Amaral e Luís Caetano. O Rei de Amarelo, de Robert W. Chambers, na col. Livro B da E-primatur, razão para a conversa com o editor Hugo Xavier. Poesia também de Eugénio Lisboa.
  15. Balada para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia, agora com na Companhia das Letras. A novela gráfica tem conquistado vários prémios e edições no estrangeiro. Os autores vão estar na Comic con, esta semana em Lisboa.
  16. Viagem a Portugal, de José Saramago; Diário da Peste, de Gonçalo M. Tavares; Os Números não Mentem, de Vaclav Smil; Como ler Literatura, de Terry Eagleton; Introdução à Pintura Rupestre, de José Tolentino Mendonça.
  17. A poesia de Carlos de Oliveira na conversa de Ana Luísa Amaral e Luís Caetano. Daniel Faria, a propósito da edição de Sétimo Dia: Francisco Saraiva Fino em entrevista a Luís Caetano. E Valter Hugo Mãe n'A Vida Breve.
  18. Daniel Faria. Escutamo-lo, em voz própria, numa gravação da entrevista que em 1998 deu a Francisco Duarte Mangas, que é convidado de Luís Caetano.
  19. A olhar os dias, a olhar o mundo, com edições publicadas recentemente. E também a memória da presença neste programa da escritora espanhola Almudena Grandes, que morreu no último sábado.
  20. O cinema com Inês N. Lourenço, o Lilliput, de Sandy Gageiro, O silêncio, de Don DeLillo, na conversa com o editor Francisco Vale. e a peosia de Natália Correia.
  21. Nélida Piñon à conversa com Luís Caetano a propósito do novo romance: Um Dia Chegarei a Sagres. Também a poesia de António Gedeão e Thomas o Obscuro, de Maurice Blanchot, com o editor Hugo Xavier.
  22. Um português e um brasileiro entram num bar..., um espectáculo de Gregorio Duvivier e Ricardo Araújo Pereira que atravessa Lisboa e Porto nos próximos dias. Aqui na gravação exclusiva, e em versão editada, no Fólio 2017
  23. Poesia de Pablo Neruda na voz do Nobel de 1971. Planeta Dilacerado, do poeta chinês Jidi Majia, na conversa de Luís Caetano com a editora Inês Pedrosa. O cinema com Inês N. Lourenço. E o Lilliput, de Sandy Gageiro.
  24. A escritora espanhola Irene Vallejo, autora de O Infinito num Junco, em nova entrevista a Luís Caetano, agora em estúdio, a propósito do Manifesto pela Leitura, uma edição Bertrand que marcou a campanha Ler é Essencial.
  25. O escritor brasileiro Paulo Scott é o convidado de Luís Caetano para uma conversa que parte do romance Marrom e Amarelo, editado pela Tinta da China. Ainda a poesia de T. S. Eliot na voz do autor: A terra sem vida.
  26. Poesia de Fernando Echevarria na conversa com Ana Luísa Amaral. Poesia também de Arquimedes da Silva Santos. E os Esteiros de Soeiro Pereira Gomes, com Francisco José Viegas. Um programa de Luís Caetano.