em Lisboa

A Força das Coisas

A Força das Coisas

Programa semanal sobre livros, autores e editores. Uma celebração do gosto e da escrita. Realização e apresentação de Luís Caetano.

  • Antena 2, Sábado, 16:00
  • Duração média: 2 horas
  • Disponível em podcast
  • Disponível no RTP Play

A Força das Coisas
  1. Com leitores e autores: Marçal Grilo, Carlos Fiolhais, Vítor Cardoso, Miguel Montenegro, Ana Sofia Marçal, Álvaro Rodrigues, Possidónio Cachapa, Ana Lage, Bru Junça, Margarida Vale de Gato, Miguel Manso, Nuno Marques...
  2. Fernando Venâncio - Como soa a língua portuguesa. Jerónimo Pizarro, e o que há de novo do poeta na revista Pessoa Plural. Ricardo Belo de Morais sobre formas de divulgação de Pessoa. José Campinho e o livro 'Insulação'.
  3. José Jorge Letria, numa conversa motivada pelo livro A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros. A memória do Padre António Vaz Pinto, que nos deixou ontem. E o escritor espanhol Manuel Rivas, no Lisbon Revisited, da CFP
  4. A poeta brasileira Ana Martins Marques é convidada de Luís Caetano. Autora do livro Linha de Rebentação, participa este fim de semana no Lisbon Revisited. Na 2ª hora, Maria do Rosário Pedreira e Carlos Alberto Machado.
  5. O historiador de arte Paulo Pereira, numa conversa sobre o livro Arquitetura Portuguesa - História Essencial. Na 2ª hora, o convidado de Luís Caetano é o escritor cubano Leonardo Padura. Novo livro: Como poeira ao vento.
  6. Carlos Ascenso André, professor, investigador e poeta, assina a tradução da Eneida, de Virgílio, edição Bilingue que a Quetzal acaba de publicar. É convidado de Luís Caetano, tal como Manuel Jorge Marmelo, no FliD.
  7. Sinopse de Amor e Guerra, de Afonso Cruz, numa entrevista no Festival Livros a Oeste, da Lourinhã. A I.N. acaba de publicar toda a poesia de Francisco de Sá de Miranda. Ouvimos José Camões e Filipa de Freitas.
  8. Fernando Venâncio é o convidado de Luís Caetano para uma conversa que parte do novo livro 'O Português à Descoberta do Brasileiro'. Na segunda hora, Benjamin Moser, autor de Sontag - Vida e obra, que lhe valeu o Pulitzer
  9. A Geografia do Medo, conversa entre Carmen Garcia, Gustavo Carona e José Milhazes, conduzida por Hélder Gomes no LeV, de Matosinhos. E também A. M. Pires Cabral em entrevista a Luís Caetano no Festival Literário Douro.
  10. No Festival Latitudes - Literatura e Viajantes, de Óbidos. Pedro Mota Machado, e Lourenço de Almeida, com moderação de Luís Caetano, conversam sobre Peregrinação. E José Carlos Barros, Prémio Leya, no Livros a Oeste.
  11. Alexandre Sarrazola é o convidado de Luís Caetano a propósito de Overdrive, toda a poesia agora editada na coleção Plural da Imprensa Nacional. E também Ruy Belo: memórias, conversas, e uma residência literária em Óbidos
  12. Tenho o Prazer de Informar o Senhor Director - Cartas de Portugueses à PIDE (1958-1968), de Duncan Simpson. E Os Retornados de Xangai - Histórias de portugueses do Oriente, de António Caeiro. Um programa de Luís Caetano.
  13. Une Histoire Bizarre, migrantes e refugiados em diferentes palcos, com Sebastião Martins e Helena Reis. E A mulher e a literatura - Luís Caetano conversa com Tânia Ganho, Lúcia Vicente, Carla Calado e Mariana Bernardo.
  14. Rússia e Europa - Uma parte do todo, livro de José Milhazes. Conversa tida em 2016 com o jornalista, plena de olhares lúcidos que o tempo veio a comprovar. A realizadora húngara Ildiko Enyedi também em entrevista.
  15. Três entrevistas nas Correntes d'Escritas: Yara Nakahanda Monteiro, a propósito da poesia de Memórias, Aparições, Arritmias; O espanhol Manuel Vilas, sobre Os Beijos; E Carla Pais , autora de Um Cão Deitado à Fossa.
  16. Cristina Almeida Serôdio, autora de O Colégio, com a chancela Dom Quixote é a convidada de Luís Caetano, numa viagem a um mundo pouco conhecido, o do Instituto de Odivelas, nos anos 70.
  17. Voz Própria - Poesia, Resistência e Liberdade, livro para ouvir na emissão de hoje, nas gravações de Mário Viegas e na conversa de Isaque Ferreira com Luís Caetano, onde se fala também da poesia nas Correntes d'Escritas
  18. Palavras São Imagens São Palavras, novo livro de Sérgio Godinho, razão para a conversa com Luís Caetano. Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, os realizadores franceses de A Criança, também em entrevista.
  19. A Afirmação Negra e a Questão Colonial: Textos, 1919-1928, de Mário Domingues. Luís Caetano conversa com José Luís Garcia, escutamos o escritor em entrevista a Igrejas Caeiro, e alguns dos programas de que foi autor.
  20. Mário Mendes de Moura, editor e autor, que escreveu Na Poeira do Tempo, memórias de uma vida de 97 anos, pela 4 Estações Editora, é o convidado de Luís Caetano.
  21. Fios Vermelhos - Portugal, a última esperança, de Margarida de Magalhães Ramalho. E Strindberg - Neste Mundo Fui Apenas um Convidado, romance biográfico de Cristina Carvalho. As entrevistas de Luís Caetano.
  22. De olhos posto na nebulosa do Saco de Carvão, que receberá um poema em que todos podem participar. Entrevista a Celeste Afonso. Também o autor espanhol Miguelanxo Prado e a escritora Inês Pedrosa.
  23. A poesia de Ana Luísa Amaral. Poemas de 'Mundo', o discurso de agradecimento, e uma conversa com Luís Caetano. Ainda o editor Jacobo Sanz Hermida, a Presidente do Património Ana de la Cueva e o Reitor Ricardo Rivero.
  24. 200 anos do nascimento de Charles Baudelaire. 200 anos da morte de John Keats - duas das principais efemérides literárias de 2021, para ouvir de novo.
  25. Leonor Xavier deixou-nos esta semana, aos 78 anos. Recordamo-la numa conversa com Luís Caetano sobre os livros Doze Mulheres e um Almoço de Natal e Uma Viagem das Arábias. Também mais um encontro com Nélida Piñon.
  26. A Conferência 'O Que Vamos Ler em 2022?, nesta edição com Escritores-Jornalistas': Ana Margarida de Carvalho, Francisco José Viegas, Isabel Lucas e João Céu e Silva. A condução é de Luís Caetano. E ainda Nélida Piñon.
  27. Dante e a Divina Comédia por José Tolentino de Mendonça, na conferência dada na Gulbenkian. Uma edição de Luís Caetano. Também A Força do Destino com Nélia Piñon e a memória de Almudena Grandes neste programa.
  28. Nélida Piñon à conversa com Luís Caetano a partir do novo romance: Um Dia Chegarei a Sagres. Também uma entrevista ao brasileiro Paulo Scott sobre Marrom e Amarelo e ao panamiano Javier Alvarado.
  29. As doenças do Brasil, o novo romance de de Valter Hugo Mãe, é a razão para a conversa com Luís Caetano, que na segunda hora recebe a escritora espanhola Irene Vallejo numa entrevista sobre o Manifesto pela Leitura.
  30. LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival: Paulo Branco e Inês Branco López são os convidados de Luís Caetano para uma conversa sobre as muitas propostas do maior festival de cinema do país. Na 2ª hora, Jeferson Tenório.