A Força das Coisas

A Força das Coisas

Programa semanal sobre livros, autores e editores. Uma celebração do gosto e da escrita. Realização e apresentação de Luís Caetano.

  • Antena 2, Sábado, 16:00
  • Duração média: 2 horas
  • Disponível em podcast
  • Disponível no RTP Play

A Força das Coisas
  1. A poesia de Ana Luísa Amaral. Poemas de 'Mundo', o discurso de agradecimento, e uma conversa com Luís Caetano. Ainda o editor Jacobo Sanz Hermida, a Presidente do Património Ana de la Cueva e o Reitor Ricardo Rivero.
  2. 200 anos do nascimento de Charles Baudelaire. 200 anos da morte de John Keats - duas das principais efemérides literárias de 2021, para ouvir de novo.
  3. Leonor Xavier deixou-nos esta semana, aos 78 anos. Recordamo-la numa conversa com Luís Caetano sobre os livros Doze Mulheres e um Almoço de Natal e Uma Viagem das Arábias. Também mais um encontro com Nélida Piñon.
  4. A Conferência 'O Que Vamos Ler em 2022?, nesta edição com Escritores-Jornalistas': Ana Margarida de Carvalho, Francisco José Viegas, Isabel Lucas e João Céu e Silva. A condução é de Luís Caetano. E ainda Nélida Piñon.
  5. Dante e a Divina Comédia por José Tolentino de Mendonça, na conferência dada na Gulbenkian. Uma edição de Luís Caetano. Também A Força do Destino com Nélia Piñon e a memória de Almudena Grandes neste programa.
  6. Nélida Piñon à conversa com Luís Caetano a partir do novo romance: Um Dia Chegarei a Sagres. Também uma entrevista ao brasileiro Paulo Scott sobre Marrom e Amarelo e ao panamiano Javier Alvarado.
  7. As doenças do Brasil, o novo romance de de Valter Hugo Mãe, é a razão para a conversa com Luís Caetano, que na segunda hora recebe a escritora espanhola Irene Vallejo numa entrevista sobre o Manifesto pela Leitura.
  8. LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival: Paulo Branco e Inês Branco López são os convidados de Luís Caetano para uma conversa sobre as muitas propostas do maior festival de cinema do país. Na 2ª hora, Jeferson Tenório.
  9. Pedro Tamen, Olga Prats, Isabel da Nóbrega - Memória e gratidão.
  10. Daniel Faria. Escutamo-lo, em voz própria, numa gravação da entrevista que em 1998 deu a Francisco Duarte Mangas, que é convidado de Luís Caetano, tal como Francisco Saraiva Fino, a propósito da edição de Sétimo Dia, na
  11. António Guerreiro acaba de reunir em livro uma selecção das crónicas do jornal Público: Zonas de baixa pressão, com a chancela Edições 70. Razão para a conversa com Luís Caetano, percorrendo uma cartografia da cultura co