em Lisboa

O Esplendor de Portugal

O Esplendor de Portugal

Destaques nas últimas edições de O Esplendor de Portugal, série semanal da Antena 1, onde a actualidade é vista e comentada por personalidades das diversas comunidades de cidadãos de origem estrangeira residentes em Portugal. Programa editado a partir de Lisboa e moderado por Rui Pêgo.
Participações regulares de Cynthia de Benito, Jair Rattner e Ronaldo Bonacchi, convidados residentes.
Produção de Carlos Quevedo.
Edição de Ana Fernandes.

  • Antena 1, 5ª feiras, 19:08
  • Duração média: 50 minutos
  • Disponível em podcast
  • Disponível no RTP Play

O Esplendor de Portugal
  1. Última edição do Esplendor de Portugal. A dependencia dos sistemas digitais torna-nos mais vulneráveis? OMS pede solidariedade aos ricos para ajudar os pobres. Ricardo Salgado. IGAI investiga agentes da PSP de Beja.
  2. As eleições:como vai ser o novo Parlamento? Vacina da Covid excluida como causa da morte da criança de 6 anos em Santa Maria.Tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau.
  3. Eleitores isolados podem sair para votar. O debate dos 11 sem assento parlamentar. David Neeleman entrou na campanha. Boris Johnson vai sobreviver ao PartyGate?
  4. O sorteio no TCIC vai mesmo avançar. PCP sem Jerónimo de Sousa. Quebec impõe multas para quem não se vacina. Cheira a guerra às portas da Europa.
  5. Pandemia. Os debates a caminho das legislativas.Imigrantes em Portugal. A polémica estátua da primeira mulher doutorada em Filosofia, na Universidade de Pádua.
  6. O que contam as sondagens? Que composição poderá ter o novo Parlamento? MAI e IRN investigam atribuição de nacionalidade a descendentes de judeus sefarditas. Escalada de tensão entre a Rússia e a Ucrânia.
  7. Estamos a chegar a uma nova fase da Pandemia? Rio descarta eleitores do Chega. O Brasil, quase a chegar a 2022, ano de presidenciais. (Com Ricardo Soares)
  8. Excepcionalmente, com apresentação de Ricardo Soares. As medidas de contenção da pandemia. As críticas dos partidos. os Louvores de Cabrita. Donald Trump de volta?
  9. Portugal em Estado de Calamidade. PR veta de novo lei da eutanásia. Assédio no trabalho. Migrantes como arma politica.
  10. Os casos judiciais que envolvem João Rendeiro e Manuel Pinho. O tweet de Rui Rio. Semana negra para Boris Johnson, também no Partido Conservador.
  11. O acidente com o carro oficial de Eduardo Cabrita. Operação Marquês: 7 anos depois, Sócrates ainda não foi julgado. Cocaína em Westminster e Festas em Downing Street... durante o confinamento.
  12. Ainda o acidente com o carro oficial de Eduardo Cabrita. Operação Marquês. Cocaína em Westminster e Festas durante o confinamento em Downing Street.
  13. Portugal em Estado de Calamidade. PR veta de novo lei da eutanásia. Assédio no trabalho. Migrantes como arma politíca.
  14. Estamos a contaminar os jovens com o medo? As crianças devem ser vacinadas? Há caracteristicas de governança dependentes do sexo? O estranho discurso de Boris Johnson.
  15. 5ªvaga da Pandemia. Os militares que recusam vacinar-se. Guerra híbrida com a Bielorrússia. Cimeira virtual entre Joe Biden e Xi jinping.
  16. A rede de tráfico que envolve capacetes azuis portugueses. PM em entrevista à RTP. Rio recusa debates internos. COP26.Há crianças portuguesas que só falam português... do Brasil.
  17. A crise política e a Direita em crise. A COP26: é agora ou nunca? Ainda a investigação ao acidente com o carro do MAI.
  18. O.E. ainda sem acordo. Situação interna no PSD. Bolsonaro acusado de 9 crimes pela "desastrosa" gestão da pandemia. A lei Excecional de flexibilização de penas permitiu soltar mais de dois mil reclusos.
  19. Orçamento do Estado: há espaço para entendimentos ou podemos ter crise política? A situação no Serviço Nacional de Saúde. A Polónia e a União Europeia. O novo Super- Homem é bissexual, anunciou a DC Comics.
  20. Câmaras nos uniformes dos policias, sim ou não? O futuro do PSD. No Brasil, a fusão de dois partidos de direita origina nova formação política. O apagão do Facebook.
  21. A surpresa Carlos Moedas e as eleições autárquicas. A fuga de João Rendeiro. Operação Marquês: procuradores arrasam decisão instrutória de Ivo Rosa. O Dia Global de Ação pelo Aborto Seguro e Legal na América Latina.
  22. O fecho da Galp em Matosinhos, tema de campanha autárquica. Dia europeu sem carros. Covid já é a doença que provocou mais mortes nos EUA. Quem é o Presidente de El Salvador?
  23. Pandemia: chegamos ao ponto de viragem. PGR abre inquérito a incidentes que envolveram Ferro Rodrigues e negacionistas. O Estado da União. Com Sara Baptista, investigadora IMM.
  24. Autárquicas em pré campanha. OMS: Sars-Cov2 não vai ser erradicado. Terrorismo. Bolsonaro: cresce a pressão para o "impeachment".
  25. A evocação de Otelo Saraiva de Carvalho. Governo prepara-se para reabrir o país. Simone Biles: a saúde mental e os atletas. E ainda a Liberdade de expressão.
  26. O Relatório da IGAI sobre os festejos do Campeonato de Futebol. A situação pandémica. O Estado de Direito em Portugal e na Europa. Estudo sobre as Fundações em Portugal.
  27. Vacina Covid deve ou não ser obrigatória? O perfil dos que mais resistem à vacinação. Estado português condenado por separar irmãos gémeos. Em Cuba, contesta-se o regime.
  28. A detenção de Luís Filipe Vieira. Arrancou a vacinação em massa. Barreiras à denúncia de crimes de ódio na União Europeia. Navio com mais de 500 migrantes a bordo está a ficar sem alimentos.
  29. O Processo que envolve Joe Berardo. Acidente MAI: faltam explicações. Ciclistas e peões continuam a morrer nas nossas cidades. O que é e para que serve o certificado da Covid-19.