em Lisboa

Portugueses no Mundo

Portugueses no Mundo

Emissões mais recentes de Portugueses no Mundo, rubrica diária a revelar histórias de vida, experiências e sucessos, à conversa com portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Com Alice Vilaça.

  • Antena 1, 2ª a 6ª feira, 07h42 e 16h40
  • Duração média: 20 a 30 minutos
  • Disponível em podcast
  • Disponível no RTP Play

Portugueses no Mundo
  1. A Cíntia Carvalho foi para a Nova Zelândia por 6 meses para aprender inglês. Estávamos em 2013, já lá vão 11 anos. Diz a Cíntia que tem sido uma grande aventura.
  2. Depois de passar por Itália e pela Argentina, a Inês Meireles mudou-se para a vizinha Espanha em 2022. Está em Barcelona, onde tem crescido muito, onde se sente em casa, mas onde não se vê por muito tempo.
  3. É na palavra aventureira que a Sofia Sousa resume o filme que está a rodar fora do nosso país. Um filme com cenas em Inglaterra, Suiça e desde 2018 com base na República Checa. Mas neste fiilme, há muito mundo.
  4. Ana Margarida Santos saiu de Portugal aos 18 anos e foi para Inglaterra estudar, uma experiência que a levou, também, para os EUA. Em 2022 mudou-se para a Alemanha e por estes dias a aprendizagem é em Portugal.
  5. A Margarida Avellar teve a primeira experiência internacional aos 14 anos. Um descoberta que a levou ao Chile e o ano passado a fez mudar-se para a Suíça.
  6. Filha de pais emigrantes a Bela Sanches nasceu em França, veio para Portugal com 4 anos e cresceu na Guarda. Cresceu também com a vontade de ter experiências internacionais. Está na Escíocia há quase 10 anos.
  7. Depois de ter tido 3 experiências internacionais, a Íris Santos pensou que era hora de ficar em Portugal. E ficou, mas a falta de oportunidades levou para a Finlândia. Já lá vão 11 anos.
  8. Em plena pandemia, a Inês de Almeida regressou a Inglaterra. Foi lá que em 2012 teve a sua primeira experiência internacional. Apesar das dificuldades, a Inês diz que foi a decisão acertada, mas com resiliência.
  9. Filha de emigrantes, a Carla Coelho nasceu na Alemanha e mudou-se para Portugal aos 18 anos. Queria saber como era viver em Portugal o ano inteiro. Em 2013 e já em família saiu para Espanha e em 2015 foram para o Dubai.
  10. Depois de Inglaterra, Uruguai e França, o Diogo Faria chegou à Suíça. Foi em setembro de 2023 que uma oportunidade de trabalho o levou para Basileia. Apesar de não falar alemão, foi bem recebido e sente-se em casa.
  11. É na palavra felicidade que a Mónica Madureira resume uma história que começou há 13 anos, por amor. Apaixonou-se por um dinamarquês e mudou-se para o reino da Dinamarca.
  12. Turquia, Inglaterra, Irlanda e um ano de viagem pela Ásia são destinos que fazem parte do caminho do João Silva. Há um ano e 4 meses chegou à China e conta que esta história se escreve com a palavra imprevisível.
  13. A falta de trabalho em Portugal, levou a enfermeira Ana Rita Lopes para a vizinha Espanha em 2009. Seguiu-se Inglaterra e em 2016 a Rita mudou-se para os EUA. 15 anos depois de ter saído, a Rita quer voltar.
  14. Foi por amor que há 15 anos o Sérgio Salvatera se mudou para a Croácia. Chegou a pensar "mas o que é que estou aqui a fazer", mas agora sente-se em casa. 15 anos que se resumem na palavra família.
  15. A Nazaré Sousa Coutinho foi Inglaterra há 10 anos. Foi e ficou. Nesta altura, anda cá e lá, com projectos em português. Londres é casa, mas a Nazraé gostava de pegar na "caixa de ferramentas" e regressar.
  16. Há 10 anos, o Pedro Sampaio trocou Portugal pela Dinamarca. Uma troca à procura de futuro. Um futuro que o Pedro quer continuar a construir em família em Copenhaga.
  17. A Liliana Ferreira é uma portuguesa no mundo desde a infância. Em 2015 mudou-se para Angola com um propósito! E é nesta palavra, no propósito que se resume esta história.
  18. O Sérgio Portovedo chegou ao Brasil em 2015, não esperava ficar tanto tempo, mas confessa que escolheu o Brasil para ser a sua casa. 9 anos de vida fora da sua outra casa, Portugal, que se resumem em duas palavras.
  19. Fora de Portugal há mais de 20 anos, a Alexandra Pais resume esta experiência com várias palavras: aventura, resiliência, força e maturidade. Uma experiência que lhe deu familia, carreira e acreditar nela própria.
  20. O Paulo de Oliveira Martins está em Inglaterra desde 2016, depois de ter estado na Polónia e em Espanha. Experiências diferentes mas que se resumem na palavra “aprendizagem”.
  21. Depois da primeira experiência na China, a Catarina Cruz sabia iria voltar. Está no país desde 2021 e agora, diz, está na hora de regressar.
  22. 7 anos depois de ter chegado à Suíça, o Pedro Matos anda com um pé lá e outro cá. Sente-se em casa, cá e lá! Uma história que se escreve com a palavra resiliência.
  23. 2 anos depois de ter chegado aos Países Baixos, a Matilde Azambujo Martins resume esta 1ª experiência fora de Portugal na palavra felicidade.
  24. A Catarina Martins Costa está na Áustria desde 2018. Ainda não sabe para onde vai a seguir, mas sabe que a longo prazo vai regressar a Portugal.
  25. Desafiantes! É assim que a Susana Ramalho resume a experiência que está a viver em família, desde 2020, nos EUA.
  26. Uma Laura por Quioto, podia ser o titulo da história que a Laura Teixeira está a escrever no Japão. Um história que comçou quando a Laura tinha 10 anos, foi nessa altura que decidiu que o lugar dela não era cá.
  27. O Miguel Magalhães nunca tinha pensado em sair de Portugal, mas a "frustação" levou-o a procurar melhores oportunidades profissionais fora de Portugal. Está há 3 anos em Inglaterra, uma experiÊncia de descoberta.
  28. Filha de pais emigrantes, a Sónia Campino saiu de Portugal aos 15 anos. O plano era regressa a Portugal assim que fosse maior de idade, mas a verdade é que já lá vão 25 anos e a Sónia continua na Suiça.
  29. Fora de Portugal há 26 anos, o Tim Pascoal diz que, apesar do balanço positivo, uma mudança como esta obrigada a deixar muita coisa para trás. Uma mudança em família ao som da música.
  30. É na curiosidade que a Ana Landeiro resume a história de portuguesa no mundo que começou a escrever em 2002. Holanda, Espanha, Inglaterra e desde 2022 Dinamarca. Por lá sente-se em casa e é por lá se que vê no futuro.
  31. 12 anos depois de ter chegado à Alemanha, a Viviana Conde não se sente em casa. Nem lá, nem cá. Ainda assim, é por lá que se vê no futuro. 12 anos escrtitos com peciencia e resiliência.
  32. O João Lino diz que a sorte e o acaso estão bem presentes na sua história, sobretudo na forma como começou. Foi em 2015 que o João se mudou para Inglaterra, depois para a Irlanda e o ano passado chegou à Suíça
  33. Quase a fechar um capítulo de 4 anos na Austrália, o Gabriel Rodrigues faz um balanço positivo da experiência que por lá viveu. Uma história que começou por amor, em Andorra, uma história que se escreve também com a palavra
  34. É na palavra crescimento, pessoal e profissional que o José Dias resume 8 anos de vida em Inglaterra. Apesar de ter poucos amigos ingleses, sente-se em casa e é por lá que se vê no futuro
  35. É na palavra mundo que cabem quase duas décadas de vida fora de Portugal do Guilherme Vilaça. Itália, Alemanha, Israel, Austrália, Finlândia, China e desde 2019 o México. E está para continuar.
  36. Foi à "descoberta" que o João Russo saiu do país em 2010. Começou na vizinha Espanha, passou pela Alemanha e desde 2015 que está no Luxemburgo. Um país onde se sente em casa e onde se vê ficar no futuro.
  37. O André Serras foi para o Brasil em 2014 e a ideia era ficar 6 meses. Meses que se transformaram em anos. Já lá vão 10. E tudo se resume na palavra amor.
  38. Para a Clara Teles Moimenta da Beira será sempre casa. A Suíça, onde chegou há quase 3 anos, é uma espécie de "casa de férias". A experiência da Clara começou em 2020 na Finlândia, já passou por França.
  39. É na palavras crescimento que a Carolina Menezes João resume mais de 10 anos de vida nos Países Baixos. Uma história escrita ao som da música e num país onde, apesar de viver numa bolha multicultural, se sente em casa.
  40. A Inês Bernardes chegou à Guiné-Bissau há 8 meses. Começou a “viagem” de portuguesa no mundo em 2013 na Holanda. Passou por São Tomé e por Marrocos e sabe que não vai ficar por aqui! Um desafio!