ONU Notícias

Notícias do mundo no portal da ONU

Notícias actuais disponibilizadas pelo portal da Organização das Nações Unidas, ONU News.

ONU NEWS

Clique no título dos destaques para aceder às notícias na publicação original.
ONU News
  1. FAO explica que região vem sofrendo com invasão de gafanhotos e com a pandemia; terceiro ano consecutivo de pouca chuva ameaça produção agrícola; 1,5 milhão de moradores de áreas rurais precisam receber assistência.  
  2. Promotor do TPI pede colaboração do Sudão, do Conselho de Segurança e de Estados-membros para fechar processo sobre região; relatório ressalta que provas sobre antigo presidente sudanês Omar al-Bachir precisam ser reforçadas.
  3. Explosões perto do aeroporto da capital dos Emirados Árabes Unidos foram reivindicadas pelos combatentes houthis; secretário-geral ressalta que ataques a alvos civis são proibidos pelo Direito Internacional Humanitário. 
  4. Secretário-geral da ONU destacou disparidades na recuperação; ele pediu compromisso na redução da lacuna vacinal, reforma nos sistemas financeiros e ações para conter mudança climática; líder das Nações Unidas falou no primeiro dia do evento, que acontece em Davos, na Suíça.
  5. Grupo de direitos humanos da ONU aponta discriminação sistemática e em larga escala baseada em gênero e violência; comunicado ressalta punição coletiva sustentada em preconceitos e práticas nocivas; relatores querem mais ação internacional em favor de ajuda e direito à recuperação e ao desenvolvimento.
  6. .Operação global de fornecimento de imunizantes é a maior da história, com 144 países sendo beneficiados; dose de número 1 bilhão foi entregue em Ruanda.
  7. Projeções foram divulgadas pela Organização Internacional do Trabalho, OIT; 207 milhões de pessoas estarão desocupadas em 2022; relatório destaca incertezas e cenário ainda mais negativo para América Latina e sudeste asiático.
  8. Pesquisa liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, revela que muitos desses profissionais têm pensamentos suicidas; pandemia está por trás da situação; avaliação envolveu médicos e enfermeiros em 11 países da região. 
  9. Secretário-geral defende papel do desporto para aproximar pessoas justificará presença na cerimônia inaugural; organização das cidades italianas de Milão e Cortina-D'Ampezzo assumirão edição de 2026.
  10. Amina Mohammed afirma que ocasião é crucial para demonstrar ambição e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; evento acontece pela primeira vez fora da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque; programação vai até dia 21 de janeiro.
  11. Incidente no país insular não deixou feridos, porém uma pessoa está desaparecida; chefe da ONU expressou preocupação; Nações Unidas afirmam estar de prontidão para prestar ajuda.
  12. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, possui projeto para proteger espécie ameaçada de extinção; com apoio de parceiros, agência libertou macho, que deu origem a quatro filhotes; representante afirma que ações para reduzir conflito entre onças e produtores de gado é fundamental para manutenção da fauna.
  13. Um quinto entre 12 milhões que formam a população carcerária global consome algum tipo de substância; em duas décadas, proporção teve alta de 25%; Unodc e OMS consideram essencial garantir inclusão na cobertura universal de saúde e equidade; iniciativa estimula cooperação entre serviços de saúde, justiça e sociais. 
  14. Região sul do país lusófono enfrenta seca extrema com milhares de vítimas; Fundo Central de Resposta a Emergências prevê auxílio de US$ 25 milhões para a Síria; mundo terá 274 milhões de pessoas precisando de auxílio humanitário neste ano.  
  15. Fundo das Nações Unidas para a Infância afirma que direito internacional prevê segurança às crianças; agências de notícias informam que uma mulher e uma criança foram feridas no ataque; Iraque endossa declaração que busca garantir segurança em escolas.  
  16. Mais de 2,5 milhões de pessoas deixaram suas casas em uma década; população da região africana sofre com insegurança, pobreza extrema, Covid-19 e crise climática; ações de apoio dentro e fora de fronteiras nacionais tiveram menos um terço dos fundos necessários.  
  17. Diretor-regional do PMA fala em situação de escolha sobre quem recebe comida ou continua com fome; em apenas quatro meses, mais 6 milhões de pessoas precisaram começar a receber assistência humanitária; ataques aéreos já mataram pelo menos 108 civis este ano no país, alerta o Escritório da ONU para os Direitos Humanos.  
  18. Inibidores da Janus quinase mostraram auxiliar na sobrevida e reduzir necessidade de ventilação de pacientes com casos graves ou críticos de Covid-19; nova recomendação é baseada em sete ensaios, envolvendo mais de 4 mil pacientes; agência reforça que plasma convalescente, ivermectina e hidroxicloroquina são contraindicados. 
  19. Em países com baixa cobertura vacinal, a prioridade não deve ser os menores de idade; pediatra e diretora-geral-adjunta para Medicamentos e Vacinação da agência da ONU destaca que na maioria dos casos, crianças entre 5 a 11 anos infectadas pelo coronavírus desenvolvem casos leves da doença.    
  20. Situação acontece após alta de seis semanas na quarta onda da pandemia no continente; o sul, onde houve grande subida de novos casos, já registrou queda de 14% das infecções; nova variante é dominante em Cabo Verde.    
  21. Secretário-geral da ONU afirma que apelos de US$ 5 bilhões para o país refletem a escalada do desespero; administração dos fundos pretende garantir que verbas cheguem à população; financiamento internacional permitiria pagamento de trabalhadores essenciais e manutenção dos serviços.
  22. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas estima crescimento global de 4% neste ano e 3,5% em 2023; secretário-geral destaca momento de recuperação frágil e desigual que requer políticas e medidas financeiras direcionadas e coordenadas.
  23. Integrantes da Comissão de Inquérito da ONU apoiam o veredito anunciado por tribunal da Alemanha; Anwar R. foi considerado culpado de “matar, torturar e abusar sexualmente” de dezenas de pessoas entre 2011 e 2012. 
  24. Representante especial do secretário-geral destaca que mesmo com a queda no número de violência contra menores, muitas continuam expostas; recolha de dados durante pandemia pode ter impactado verificação dos casos; Nações Unidas destacam outros progressos na prevenção de novos crimes contra o grupo. 
  25. Em relatório anual, Comissão Econômica da ONU para região, Cepal, destaca que ano será de desafios para crescimento e enfrentamento dos custos sociais da pandemia; retomada do emprego deve seguir lenta e aumento nos preços, especialmente em energia e alimentos, deve persistir.