Começar

b_300_190_16777215_00_images_easy_ID-10061592v266.jpgAlgumas ideias para optimizar a sua presença na net.

Tem ou pretende ter um sítio na internet? Apresentamos-lhe de seguida algumas questões que deverá ter em conta antes de lançar mãos à obra.

Deve definir, à partida, os objectivos que pretende atingir com a sua presença na web. É diferente fazer uma página pessoal, um portal informativo, o sítio de uma empresa ou um website de divulgação de um artista. Estabeleça o seu público alvo e avalie o que os potenciais utilizadores da sua página querem.

Escolha cuidadosamente o(s) seu(s) fornecedor(es) de serviços de webdesign e hospedagem. Não esqueça que a primeira impressão sobre a maior parte dos negócios e projectos é frequentemente obtida através da internet. Existem actualmente diversas soluções capazes de se adaptar às suas necessidades e ao seu orçamento.

Seleccione e priorize a informação que vai fornecer: separe o que realmente interessa do que é acessório. Não descure o aspecto gráfico, tato por razões estéticas como funcionais: um sítio com um desenho mais actual adequa-se melhor às novas plataformas. Utilize as redes sociais como um instrumento de divulgação do seu sítio.

Como criar uma página na internet

Marcar presença na internet é hoje relativamente fácil e acessível a qualquer um, através de redes de blogues como o Blogger ou o Sapo. Para um pouco mais de sofisticação, existem soluções como o Wix e outras plataformas automatizadas de criação de saites.

Mas se pretende ter um sítio profissional, personalizado e criado de acordo com os seus desejos, nesse caso a melhor solução passa pela utilização de um sistema de gestão de conteúdos, vulgarmente conhecidos pela sigla inglesa CMS (de content management system). Existem diversas opções open-source, de utilização livre, como o Drupal, o Joomla! ou o Wordpress, que permitem a utilizadores com alguns conhecimentos de html, php e programação web construir websites de grande qualidade.

Nos próximos artigos vamos dar algumas indicações sobre como construir uma página através de CMS. 

 

 

Seguimos

os melhores

exemplos

Alojamento web

 

A partir de

3 € / mês

Newslletter